PROJETO PROESCOLA INTEGRAÇÃO
PROESCOLA Histórico
1993 – Projeto Piloto de Educação Sexual e Prevenção de DST/Aids em 2 escolas em AL e PB.
1994/2000 – Estendeu-se a outras escolas em diversos estados: AL, PB, CE, BA, PE e RJ totalizando 23 escolas.
2001 – Recebe o nome de PROESCOLA – Integração, sendo implementado em 4 escolas públicas em PE e RN.
2002 – Parceria com 8 escolas em PE e RN.
2003/2004 – Parcerias com 12 escolas: 6 em PE e 6 no RN.
PROESCOLA Apoio
Ao longo dos seus 12 anos, o PROESCOLA vem contando com o apoio das seguintes instituições:
Federação Internacional de Planejamento Familiar/IPPF;
Programa Nacional de DST/AIDS – Ministério da Saúde;
Fundo de População das Nações Unidas/FNUAP;
Federação Canadense de Planejamento Familiar PPFC;
Agência Canadense para Desenvolvimento Internacional/CIDA;
PROESCOLA 2005 – 2007
Apoio Atual
Federação Canadense de Planejamento Familiar - PPFC
Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional – CIDA
PROESCOLA Objetivo Geral
Contribuir para a melhoria do Status da saúde sexual e reprodutiva e promover a equidade de gênero entre adolescentes e jovens nas cidades de Recife, Natal e João Pessoa.
PROESCOLA Objetivos Específicos
Promover a Conscientização sobre questões relacionadas aos direitos sexuais e reprodutivos e à violência de Gênero entre os adolescentes, em interface com a comunidade escolar.
Ampliar o conhecimento entre adolescentes, jovens e professores/ as sobre temas relacionados à sexualidade e à saúde sexual e reprodutiva;
Aumentar o acesso a preservativos e a serviços de saúde sexual e reprodutiva;
Aumentar a capacidade das escolas para administrar programa sustentável de educação sexual;
PROESCOLA Metodologia
Enfoque holístico de saúde sexual e reprodutiva;
Metodologia dinâmica e lúdico-participativa;
Saúde sexual e reprodutiva como tema multidisciplinar e transversal, impregnando toda a prática educativa (PCN);
Incentivo à criatividade e participação em eventos sócio-culturais.
PROESCOLA Implementação
Escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio (capacitações, atividades educativas)
Comunidade local (atividades educativas)
Clínica de saúde reprodutiva da BEMFAM (atividade nos centros de jovens, consultas e preservativos)
PROESCOLA População-alvo
As atividades do projeto envolvem diversos segmentos na escola (comunidade escolar):
Corpo Docente,
Funcionários de apoio,
Corpo discente,
Responsáveis pelos alunos,
Comunidade na qual a escola está inserida.
Beneficários Diretos:
Professores
Adolescentes e jovens de 10-14 anos de idade (a partir da 5ª série do Ensino Fundamental)
Beneficiários indiretos:
Funcionários de apoio,
Pais/responsáveis de alunos,
Comunidades.
PROESCOLA Avaliação
Diagnóstico:
Pesquisa baseline sobre Comportamento, Atitudes e Práticas relacionadas à saúde sexual e Reprodutiva (CAP)
Processo:
Relatórios de atividades: Analíticos e Estatísticos
Resultado
Pesquisa pré e pós-intervenção
Adolescentes multiplicadores
Adolescentes atingidos e comunidades
Serviços clínicos prestados
Preservativos distribuídos
EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA
FONTE: BEMFAM – Curso ADOLESCÊNCIA: Saúde, Sexualidade e Cidadania – 2004
Quem é responsável? Família x Escola
Como fazer na Escola? Mista x Separada
Cronologia da Educação Sexual
Parceria s ONGs/Estado
PCN’s – Temas Transversais
Texto: È PRECISO FALAR DE SEXO
lauramuller@terra.com.br
BEMFAM – Bem estar Familiar no Brasil
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA
Conceito de Saúde
Visão Positiva
Planejamento Familiar
DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS E AS CONFERENCIAS MUNDIAIS
Direitos sexuais e reprodutivos construção do conceito
Conferências da década de 1990
Conferencia Internacional sobre População e Desenvolvimento, 1994(ICPD/CIPD ou Cairo)
Adolescentes em Cairo Saúde Sexual e Reprodutiva
Conferencia Mundial das Nações Unidas sobre a mulher – Beijing
Adolescentes e Beiging
Textos: PCN’s – Orientação Sexual
PUBERDADE
Estirão do Crescimento
Proporções Corporais
Desenvolvimento
Maturação Sexual masculina
Órgãos externos e Internos
Maturação Sexual feminina
Ciclo Menstrual
Órgãos Internos e Externos
ADOLESCENCIA: uma Abordagem Multidisciplinar
Adolescência
Considerações históricas
Psicologia
Biologia
Referenciais BEMFAM
Protagonismo Juvenil
ADULTISMO: SEAJOVEM/DEMEC
Projeto PROESCOLA – NATAL/RN – 14 A 18 DE MARÇO DE 2005
Adultismo: Pedagogia
Adultismo: interpessoal e institucional
Adultismo internalizado
SEXUALIDADE TEM IDADE
Sexualidade: vida toda
Infância
Adolescência
Dificuldades/Preceitos
Idade Adulta
Sexualidade
Direitos Sexuais
DIVERSIDADE SEXUAL: uma questão de Direitos
Sexualidade
Breve Histórico
Perguntas mais freqüentes:
Esteriótipos e Preconceitos
E você com tudo isso?
Saúde Sexual e Reprodutiva
Homofobia
Questões de Direitos Humanos
Declaração Universal dos Direitos Sexuais
Formação Continuada em SSR
GÊNERO
Esteriótipos
Desigualdades
Mulheres
Homens
Trabalho com homens
Perspectivas de Gêneros
Igualdade + Equidade
Pontos Importantes
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Como é vista hoje?
Sempre foi "PROBLEMA"?
Contextualização
Idade
Escolaridade
Evasão Escolar
Gêneros Relacionamentos
Classe econômica
Riscos
Aborto
Por trás dos dados
Pontos importantes
Diferenças
Gravidez:idéias a combater
Sexualidade e Adolescência
O PAPEL DA SAÚDE
Gravidez na adolescência
Barreiras ao serviço
Serviços amigáveis para jovens
O PAPEL DA EDUCAÇÃO
O papel da escola
O que a escola pode fazer?
MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS
Atendimento em PF
Uso Correto
Abstinência Periódica
Ciclo Menstrual e Período Fértil
Tabelinha
Muco Cervical
Temperatura Basal
Amenorréia de Lactação
Métodos de Barreira
Preservativo Masculino
Preservativo Feminino
Espermicidas
Diafragma
Métodos Hormonais
Pílulas Combinadas
Minipílula
Injetáveis Mensais
Injetáveis Trimestrais
Implante
Dispositivo Intra-uterino(DIU)
Anticoncepção Cirugica Voluntária
Ligadura de trompas
Vasectomia
FATORES SOCIAIS na saúde adolescente
Fatores Sociais e Ambientais,
Drogas:conceitos,consumo,tipos de consumo,tolerância,
consequencias,tratamentos,redução de danos,álcool
Drogas e SSR
Drogas:gênerose e scola
Violência
Violência contra adolescentes
Violência de Gêneros
Cultura de Violência
Violência e Educação